segunda-feira, 22 de março de 2010

Top 15: Melhores clips femininos dos últimos tempos!

Os melhores clipes não são simplesmente aqueles que são bem produzidos, pois se fosse o caso, os clipes atuais ganhariam numa ampla margem já que têm mais qualidade visual e artística devido a maior tecnologia. Os melhores clipes unem boa produção, boa música, são sucessos e marcam uma geração de fãs. Alguns clipes merecem destaque pela letra ou pela dança e outras mesmo lançadas a bastante tempo não deixaram de ser atuais.
Um grande problema ao lançar essa lista foi o fato de nem todos os vídeos estarem disponíveis pelo YouTube. O blog adiantou que o Google fez uma parceria com gravadoras para que as mesmas colocassem os vídeos de seus artistas no site, mas com a condição de não liberar o link de incorporação, ou seja, aquele link que nos permite ver os vídeos do YouTube fora do site. Então, algumas cantoras ficaram de fora como foi o caso de Whitney Houston que não possui vídeos de qualidade visual naquele espaço.

1. Madonna - Like A Prayer

Like A Prayer é um marco para a sociedade mundial. Tenho saudade da Madonna daquela época. Em um momento em que a igreja exacerbava seu poder contra o que era diferente ou o que fugia dos padrões "normais", esse vídeo é um tapa na cara dos religiosos. Tanto é que Like A Prayer só ganhou importância depois de uma década, já que foi boicotado em algumas emissoras e não levou nenhum prêmio importante na época.


2. Gloria Estefan - Don't Let This Moment End

Don't Let This Moment End foi um marco juntamente com outros dois singles do mesmo disco Gloria! [1998], pois a colocou num patamar nunca alcançado por uma latina até então: #1 em todas as categorias latinas e americanas na Billboard. Naquele momento, Gloria Estefan se firmou como a latina de maior sucesso no mundo conquistando agora a parada Hot Dance da Billboard. Ainda em 1998 ela foi boicotada pela revista People num ato extremamente preconceituoso como forma de limitar sua influência sobre os latinos do país. Na época, um alto executivo afirmou que boicotando o sucesso de Gloria Estefan, diminuiria as imigrações ilegais para os Estados Unidos.


3. The Carpenters - Mr. Postman

Mr. Postman é um clássico vídeo de um dos últimos sucessos de Karen Carpenter ao lado de seu irmão com a pose de "felizes para sempre", uma vez que logo a mídia descobriu a grave doença da anorexia nervosa e da bulimia e a partir daquele momento ambas doenças ganhariam importância mundial.


4. Mariah Carey - Through The Rain

Through The Rain é um bonito vídeo com uma boa história, marcando o reencontro positivo de Mariah com a mídia americana que especulava sua vida e a criticava por estar em decadência. Depois de terem feito as pazes, ela "explodiria" com o álbum seguinte The Emancipation Of Mimi [2005].


5. Shania Twain - Don't

Don't foi o vídeo que simplificou a carreira de Shania Twain com apenas três palavras: sucesso, dinheiro e reconhecimento. O vídeo mostra uma ótima paisagem com lindas fotografias e custou caro a sua gravadora. O reconhecimento de maior cantora country de língua inglesa foi carimbado com o álbum Greatest Hits lançado em 2004.


6. Sarah McLachlan - Fallen

Ela pode não possuir a "maior voz" canadense, mas sua qualidade musical é superior a qualquer uma daquele país. Por sua contribuição a boa música, Sarah não poderia ficar de fora da lista.


7. Cyndi Lauper - Girls Just Wanna Have Fun

Esse vídeo clássico da década de 80 mostra a ascenção de Cyndi e da MTV Americana como reflexo do que os jovens da época pediam: rock e artistas ousados. Para a mídia, Lauper era a anti-Madonna. Girls Just Wanna Have Fun foi o vídeo que permaneceu mais tempo na grade da MTV (cerca de dois anos). Anos depois, Cyndi foi boicotada por sua gravadora por não popularizar ainda mais seu trabalho. O caminho inverso a deixou fora dos holofotes por mais de 10 anos.


8. Celine Dion - Goodbye's The Saddest Word

Esse vídeo entrou para o top 15 por possuir uma letra que ao meu ver é uma das mais bonitas dos últimos tempos, principalmente por ter como tema uma mãe. Essa temática é bem rara nos Estados Unidos por que as famílias americanas são mais frias quanto a criação dos filhos se comparadas com os latinos.


9. Bjork - All Is Full Love

Esse vídeo All Is Full Love possui uma história bastante moderna e bem humana que é a de procurar amor em tudo que se possa fazer, tocar e olhar. Bjork é uma cantora popular em poucos países e esse vídeo está aqui mais pela forma de como o tema da música foi tradada no videoclip, do que pela letra da canção que é fraca.


10. Fiona Apple - Criminal

O vídeo de Criminal possui uma história moderna e interessante que é o mundo das mulheres independentes, tão em voga nos dias de hoje.


11. Enya - Silent Night

Esse não é o melhor vídeo de Enya, a maior cantora do estilo New Wave. Quem nunca soube escutar Enya em toda sua essência diz que suas músicas só servem para acender incenso. Na verdade, ela vai além disso: música de qualidade a todo instante, além de ter uma das vozes suaves mais lindas do mundo. Porém, infelizmente, Enya é um exemplo da limitação do YouTube.


12. Alicia Keys - No One

Alicia Keys além de ser uma grande cantora, é também boa compositora. No One é um exemplo de canção com boa letra e melodia. Resumindo em uma pergunta: será que é tão difícil fazer boa música e ao mesmo tempo levá-la a grande massa?


13. Lady Gaga - Poker Face

Não está em jogo aqui o melhor videoclip de Lady Gaga por que todos eles em termo de produção são bons. Poker Face não entrou na lista por ser Poker Face, mas por que Lady Gaga é a mais diferenciada e ousada de todas as artistas de hoje. Apesar da mídia americana sempre a comparar com o que Cyndi Lauper foi na década de 80, Gaga é bem mais parecida com o que a Cher representou na década de 90, pois ambas têm algo em comum: ousadia e boa voz. Muitos perguntarão, cadê Britney Spears? Eu simplesmente responderia: depois do movimento que Lady Gaga criou na música de pista de dança, Britney "Playback" Spears precisa tomar cuidado.


14. Cher - Heart Of Stone

Heart Of Stone é um sucesso na voz da também ganhadora do Oscar Cher. É um vídeo que apesar de ser bem fraco (típico da década de 80 e início dos anos 90) foi um divisor de águas na carreira dessa artista, pois até então estava limitada aos Estados Unidos. A partir daquele momento Cher entraria em um outro status: o de sucesso mundial. Por sempre usar roupas estravagantes, ela nunca conseguiu ganhar o respeito dos críticos, mas isso pouco importa para esta Diva que passou a alfinetar artistas do playback como Britney Spears e Jennifer Lopez.


15. Sophie Ellis-Bextor - Groovejet (If This Ain't Love)

Essa sim é uma verdadeira canção dance/eletrônica! Apesar da letra simples, é uma música que chama atenção pela guitarra e por não fazer aquela mistura sonórica que se faz em estúdio. Quando a mistura é excessiva, o show acaba virando um playback por conter aparelhos sintetizadores que precisam reproduzir os sons que são feitos no álbum, ou seja, só os músicos ali presentes não são suficientes. Não consigo entender o por que que Sophie não consegue se manter nos Estados Unidos. Ela é uma das melhores do mundo nesse quesito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário