quinta-feira, 25 de março de 2010

Franz Ferdinand: Lufada de ar fresco na mesmice dos últimos tempos!

A banda sensação do rock moderno esteve em recente turnê pelo Brasil, entre os dias 18 e 23 de março. Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo receberam o Franz Ferdinand e todas as suas experiências inusitadas na arte de fazer música.

Formada por quatro rapazes escoceses e liderada por Alex Kapanos (voz e guitarra), o Franz Ferdinand vem fazendo sucesso desde 2004 quando lançou seu primeiro álbum: uma lufada de ar fresco na mesmice dos últimos tempos! De lá para cá, You Could Have It So Much Better [2005] confirmou que a criatividade e inovação são a maior característica da banda, cuja grande influência está nos The Smiths e no som new wave, meio punk da década de 80.

Em entrevista recente, o vocalista afirmou que "um dos objetivos é jamais se repetir" e isso realmente será difícil se os rapazes continuarem buscando sonoridades diferentes e resolverem utilizar novamente, por exemplo, ossos humanos como instrumentos de percussão.

Tudo gira em torno de muitos riffs de guitarra, baixo pulsante e bateria pesada em Tonight, seu terceiro disco, lançado em 2009, apenas uma leve mudança na maneira de conduzir as melodias, com relação aos álbuns anteriores. Letras inteligentes sobre relacionamentos, alguns metal funks psicodélicos (Turn It On e No You Girls), outros dances eletrônicos bem abusados (Ulysses) e guitarras distorcidas para todo lado em Can't Stop Feeling e What She Came For.

Mas o Franz Ferdinand nunca deixa de ser rock, apesar de muitas vezes soar como um grupo eletrônico: Lucid Dreams desconcerta com seus últimos quatro minutos de batida electro cheia de curvas e variações. Mas é nas duas últimas gravações do álbum, que saem as guitarras e sintetizadores, que o grupo mostra o seu lado romantic ballad. Dream Again lembra um pouco as lentinhas dos Beatles e Katherine Kiss Me, com seu violão e piano, é, ao mesmo tempo, delicada e sedutora.

Francisco Ferdinando foi um arqueduque austro-húngaro, cujo assassinato deu início à Primeira Guerra Mundial, apesar disso, não há nada de macabro nas músicas do Franz Ferdinand, mas sutileza também não é o forte da banda.

Confira um pouco mais de uma das melhores bandas do rock mundial:



Nenhum comentário:

Postar um comentário