sábado, 31 de julho de 2010

U2 X Coldplay: A melhor banda de rock é...

REPASSANDO SUAS CARREIRAS


U2

Dublin, Irlanda, 1976. O estudante Larry Mullen Jr., fixa um cartaz no colégio à procura de músicos para formar uma banda. Após os contatos iniciais e alguns testes, Adam Clayton, os irmãos Dick e Dave Evans, Peter Martin e Ivan McCormicke formam o Feedback.

Começam tocando covers dos Rolling Stones e outros hits da época. Em um dos ensaios, o garoto Paul Hewson conhece os integrantes da banda e a identificação é imediata. Logo depois, Dick e Peter deixam o Feedback, Dave, o guitarrista, adota o nome The Edge e Paul Hewson, que havia assumido os vocais, passa a ser conhecido como Bono Vox.

Apresentam-se no concurso de novos talentos da escola. Conquistam o público em pouco mais de 10 minutos e o segundo lugar na competição. Larry sugere mudar o nome da banda para U2 (que pode significar um avião utilizado pelos EUA na Segunda Guerra ou uma espécie de sigla pra You Too - "vocês também", assim como mais um monte de suposições que ninguém da banda desmistifica) e ainda consegue apoio do empresário, Paul McGuiness que os acompanha até os dias atuais.

Uma fita demo com algumas composições próprias nas mãos de McGuiness e ele procura uma gravadora interessada. O U2, então, aceita o convite de um jornalista inglês, que havia assistido uma apresentação da banda, para tocarem na Inglaterra e o saldo dessa pequena excursão é o lançamento do primeiro EP, U2 Three [1979].

Mais tarde, assinam contrato com a Island e a gravação, em 1980, do álbum de estréia, intitulado Boy. O sucesso I will follow chama a atenção da mídia e o segundo disco, lançado no ano seguinte - October - coloca o U2 definitivamente na cena musical, recebendo muitas críticas favoráveis e alcançando posição nas paradas inglesas.

O resto do mundo só conhece a banda a partir do terceiro disco: War [1983]. Esse álbum faz do U2 uma das mais importantes bandas de rock de todos os tempos. A postura politizada assumida nas letras, em clássicos como Sunday Bloody Sunday e New Years Day são uma corajosa novidade. Segue uma extensa turnê de divulgação, que resulta em Under a Blood Red Sky, uma compilação de faixas ao vivo, gravadas durante o ano.

O álbum The Unforgettable Fire [1984], traz canções que iriam marcar a carreira e mais ainda a imagem do grupo como Pride [In The Name Of Love], feita em homenagem ao líder negro norte-americano Martin Luther King.

Nos anos seguintes, o U2 se apresenta em vários festivais e fica longe dos estúdios por um tempo. Só em 1987, lançam o disco de faixas inéditas, The Joshua Tree - álbum que vende mais de 18 milhões de cópias e é considerado por muitos críticos a obra prima da banda. Sucessos como With or Without You e Where The Streets Have No Name chegaram ao topo das paradas em vários países.

Após todo esse sucesso, os integrantes do U2 resolvem fazer uma nova pausa e ficam alguns anos longe da música. A tão esperada volta só ocorre em 1991, com o disco que marcaria uma nova fase do grupo: Achtung Baby com um som mais pop, influenciado pela música eletrônica. A balada One acaba se tornando o carro-chefe do álbum. A turnê de divulgação conta com incríveis projeções em telões, câmeras de vídeo e muitos objetos espalhados pelo palco.

As tendências eletrônicas tornam-se ainda mais explícitas no álbum Zooropa [1993], mas não são bem aceitas pelos fãs. O lançamento do novo single Discotheque em 1997 e do álbum Pop, levou o público a, praticamente, ignorar a banda. A turnê, porém, foi um sucesso. Todos queriam ver o U2 tocar as músicas da década de 80. Percebendo isso, em 1998, lançaram a coletânea The Best Of 1980-1990, com todos os hits que o público pediu nos shows.

No final de 2000, All That You Can't Leave Behind se aproxima mais do som que marcou o início da carreira. Era uma espécie de retomada do U2 para os fãs. Beautiful Day e Stuck In A Moment You Can’t Get Out Of são os destaques.

Dois anos depois, chega The Best Of 1990-2000, continuação da primeira coletânea. Do trabalho How to Dismantle an Atomic Bomb, lançado em 2004 sai um dos maiores hits da banda - Vertigo - de sucesso mundial.

Em 2009 o grupo lança No Line On The Horizon que não teve a mesma repercussão do disco anterior, mas continuou deixando o U2 no topo das paradas. Bono Vox segue sendo uma das maiores autoridades mundiais em questões sensíveis como a da solidariedade e da paz.


COLDPLAY

Os integrantes do Coldplay começaram a se conhecer na Universidade em 1996. A princípio, era um trio que se apresentava como Pectoralz. No ano seguinte, teve seu nome mudado para Starfish.

Em 1998, formou-se a banda, já com o nome e a composição que conhecemos em Londres, Inglaterra: Chris Martin (voz e piano), Jon Buckland (guitarra), Guy Berryman (baixo) e Will Champion que aprendeu a tocar bateria para entrar para o grupo.

Após o lançamento do EP Safety, que contou com 50 cópias pra venda e o restante distribuídas para divulgação, conseguiram um contrato com a gravadora Parlophone e trataram de finalizar seu primeiro álbum Parachutes, que tinha venda prevista de 40 mil unidades, mas alcançou, em menos de seis meses, 1,6 milhões de cópias, apenas na Grã- Bretanha.

O sucesso encheu os olhos das gravadoras e a EMI conseguiu contrato para lançar o segundo álbum do grupo A Rush of Blood to the Head, em 2002. Os hits Clocks, In My Place e The Scientist levaram o Coldplay a ter reconhecimento mundial e partir para uma turnê pelos seis continentes.

Desde o início da carreira, a banda vinha sendo comparada com Radiohead e U2. Nessa excursão, em que tocaram os maiores sucessos dos dois únicos álbuns, gravaram em Sydney, Austrália, o CD/ DVD Live 2003.

2004 foi o ano que o Coldplay reservou para preparar e gravar o terceiro disco inédito. Muitas dúvidas sobre o que fazer. Vindos de dois álbuns de sucesso, com certeza os integrantes se perguntaram se deveriam repetir a receita ou se reinventar, talvez. X&Y [2005] fala dos altos e baixos da vida e foi o álbum mais vendido daquele ano, contando com os sucessos Speed of Sound e Fix You, mas recebeu muitas críticas por ser considerado uma cópia do anterior.

Lançado em 2008, o quarto álbum Viva la Vida or Death and All His Friends, inspirado em um quadro de Frida Kahlo, trouxe uma revolução sonora na banda, com a produção de Brian Eno - o mesmo que produziu... ora, vejam só, o quarto disco do U2 - e estourou nas rádios com os singles Violet Hill, Viva la Vida e Strawberry Swings, que conta com um dos melhores videoclips da banda. De longe o disco foi o mais vendido do ano.

Prospekt’s March é um EP que saiu cinco meses depois e é considerado um complemento ao último álbum. Não acrescenta muito à história da banda, além de algumas libras é claro, mas acalma os fãs até que o próximo disco seja lançado.

COMPARAÇÕES E PONTO DE VISTA

Ambas são bandas de rock alternativo, possuem milhões de discos vendidos, invejáveis quantidades de prêmios importantes da música e cifras na conta bancária, uma verdadeira legião de fãs e adoram trocar farpas uma com a outra.

O Coldplay deseja ser o U2, como eles próprios fazem questão de mostrar contratando o mesmo produtor, fazendo os mesmos discursos politizados, dedicando cada tour a um tema e cantando para arrecadar dinheiro para as vítimas do mesmo terremoto.

No meio a tantas coincidências, fica difícil discernir inspiração de plágio. O que é uma pena, pois o Coldplay conta com um vocalista único, versátil e de grande extensão. Um talento na verdade. Assim como a banda inteira. Seria muita ignorância dizer que eles não possuem qualidade musical. Fosse assim, não conseguiriam alcançar tanto sucesso em um espaço de tempo tão curto.

O U2 tem 30 anos de estrada, é a banda que mais possui Grammy's e uma das que mais arrecada anualmente. Super populares desde a década de 80 e promovem shows que se revelam sempre um verdadeiro espetáculo de efeitos especiais. Mesmo com alguns desacertos ao longo da carreira, como a investida pop no início dos anos 90, souberam ser inovadores e criativos. Coisa que falta naturalmente no Coldplay.

Não fosse o U2, o Coldplay não teria nem mesmo em quem se inspirar de verdade. As batidas das músicas são parecidíssimas em muitos casos, as letras das baladas são tristes e bem politizadas. Não precisava ser assim.

Rock alternativo é um estilo que se aproxima muito do rock (e por isso é classificado assim), mas que não se encaixa em nenhuma das suas vertentes. A diferença fica por conta das influências que a cultura musical de cada país imprime a esse som. Por exemplo, o U2, sendo uma banda irlandesa, pode fazer um rock com pegada eletrônica enquanto o Coldplay, de Londres, faria um rock mais puxado para o jazz. Deveriam ser duas bandas com características diferentes.

Portanto, U2 e Coldplay possuem mais semelhanças que diferenças o que torna U2 o melhor, devido a sua larga existência, fazendo de Chris Martin o irmão mais novo de Bono Vox.
E para você? Qual a melhor banda de rock?

Por Mr. Jones

Nenhum comentário:

Postar um comentário