quinta-feira, 29 de julho de 2010

Thalia X Jennifer Lopez: A melhor é...

REPASSANDO SUAS CARREIRAS

THALIA

Nascida no México, 38 anos. Desde criança faz sucesso ao fazer parte do Timbiriche, uma banda juvenil que contava com outra estrela latina: Paulina Rubio. Em 1990 lança seu primeiro disco solo homônimo, seguido de Mundo De Cristal [1991] e Love [1992]. Até esse momento Thalia alcançava êxito somente no México.
Em 1994, já pela EMI Music, Thalia lançou En Éxtasis que misturava pop/latino com sons tropicais sob a direção executiva de Emílio Estefan. Essa parceria alcançou a toda a América Latina, Espanha e as Filipinas (país asiático que também possui o idioma espanhol como um dos mais falados). O sucesso Piel Morena alcançou o top 10 no Brasil e se tornou a primeira canção em espanhol a subir tão alto nas paradas. Nos Estados Unidos a mesma canção estreava no posto #7 e em #1 em vários países como México, Panamá, Honduras, Chile e outros. En Éxtasis ganharia vários discos de ouro e platina pelo mundo afora. Nesse mesmo período toda a mídia da moda se perguntava como uma mulher poderia ter cintura tão invejável...

Thalia também é reconhecida como latina de maior sucesso na Ásia e o mais importante de tudo: sem lançar nada em inglês até aquele momento. Seu carisma a fez bem sucedida apenas com o espanhol. Em 1997 ela lançaria um disco apenas para as Filipinas chamado de Nandito Ako (no idioma Tagalo).
Ainda em 1997 ela lançaria Amor A La Mexicana, o seu álbum mais bem sucedido, já que ultrapassou a barreira espanhola e atingiu vários países europeus. Além disso, continuou a ter êxito em países asiáticos como o Japão.

Em 2000 sai Arrasando, um álbum que possui muitas de suas composições. Dele, também saem dois grandes sucessos Entre El Mar Y Una Estrella e Regresa A Mí. Posteriormente, foram lançados outros discos de sucesso como a compilação Grandes Éxitos [2001] e Thalia [2002]. Esse último álbum lhe rendeu vários prêmios como o Billboard e o Grammy Latino.
Em 2003 aproveitando o Boom latino nos Estados Unidos, lança seu primeiro disco em inglês com o sucesso I Want You. O álbum marca sua entrada em mercados que somente Gloria Estefan e Shakira haviam penetrado como Australia, Inglaterra, Irlanda e Escócia.

Em 2004 lança a compilação de 10 anos pela EMI - Greatest Hits - fazendo do primeiro single Cerca De Ti #1 nos Estados Unidos, México e outros. A partir de 2005 Thalia começaria uma fase difícil em sua carreira: lança o disco El Sexto Sentido [2005] e Lunada [2008], ambos não foram nada bem nas paradas musicais, principalmente porque a sua gravadora estava em crise financeira e não tinha mais como gastar altas quantias em dinheiro na promoção de seus discos.

Sua retirada da EMI fez a Sony/BMG se interessar pela artista. Em 2009 ela lança seu melhor álbum até esse momento - Primera Fila - um disco gravado ao vivo em Miami e que a fez dar a volta por cima. O primeiro single Equivocada foi #1 em vários países e novamente voltou a fazer sucesso no Brasil.
Confira a performance ao vivo do sucesso Cosiendome El Corazón:



JENNIFER LOPEZ

Nascida em Nova York, 1969. J. Lo Começa sua carreira como dançarina, mas é no cinema que ela primeiro se destacou. O filme Selena [1997] lhe rendeu boa crítica e chamou atenção das gravadoras para a música.
A semelhança física com Selena roubou a atenção dos críticos musicais e marcou o surgimento de uma substituta da falecida cantora mexicana.
Filha de porto-riquenhos, J.lo lançou seu primeiro disco On The 6 em 1999. O disco chegou ao top 10 da Bilboard e veio recheado de romantismo. If You Had My Love foi a segunda canção em inglês que interpretada por uma latina chegaria ao topo do principal chart de singles dos Estados Unidos. A primeira havia sido Gloria Estefan com Anything For You [1987].
No Me Ames (duas indicações ao Grammy Latino 2000), um duo em espanhol com seu atual esposo Marc Anthony, foi seu primeiro single #1 na parada latina. On The 6 também contou com uma parceria estratégica com Emílio Estefan que cedeu a canção Let's Get Loud, mais tarde indicada a melhor gravação dance de 2001. Seu primeiro sucesso mundial foi Waiting For Tonight (indicada a melhor gravação dance de 2000).
Em 2001 sai no mercado seu segundo disco, desta vez homônimo. J. Lo [2001] estreou no topo da parada de álbuns da Billboard e foi seu primeiro single #1 na Inglaterra. Um ano depois lança This Is Me... Then [2002] que apesar de alcançar o top 5 nos Estados Unidos, pouco impressionou a crítica. Para muitos, não haviam novidades e era como se fosse a cantinuação de J. Lo [2001].
Tentando dar a volta por cima Lopez lança Rebith [2005] e apesar do single Get Right ter feito sucesso, o álbum sofreu duras críticas sendo considerado o seu pior disco até então. Criticada por não falar tão bem o espanhol, J.Lo passou a apostar no mercado latino lançando seu primeiro disco em castelhano - Como Ama Una Mujer [2007]. Apesar do álbum fraco, a faixa Que Hiciste teve ótima repercussão até em países onde o espanhol não costuma entrar como França, Brasil, Suiça e Grécia. O bom desempenho com o álbum deu a ela o prêmio de artista favorita do American Music Awards.
No mesmo ano foi lançado Brave [2007] aproveitando a boa repercussão em espanhol. Porém, com a gravidez da cantora e as baixas vendas do disco, o bom single Do It Well não emplacou mundialmente e mal recebeu um videoclip.
Confira Que Hiciste:

COMPARAÇÕES E PONTOS DE VISTA
Mesmo não sendo uma verdadeira latina, J. Lo merece destaque pelo que fez no mercado americano e hispânico: singles e álbuns em primeiro lugar nas paradas de vários países. Thalia, apesar de também ser reconhecida em vários países, não foi capaz de mostrar uma boa gama de singles durante todo o período em que esteve ligada a EMI, com exceção do disco Arrasando [2001].
Por misturar pop latino e música tropical, Thalia se viu reconhecida pelo público jovem e adulto. Sua cintura ainda faz inveja a qualquer mulher que a vê dançando. Suas novelas, verdadeiras tramas melancólicas e dramáticas, deu-a reconhecimento de estrela de Hollywood na Ásia.
Com o lançamento de Arrasando [2001], Thalia subiu um degrau e hoje é considerada uma das maiores divas latinas. Para muitos ela não chega aos pés de J. Lo. Para outros, J. Lo é apenas uma cantora de estúdio.
Com o seu último lançamento entitulado Primera Fila [2009], Thalia se supera e lança o seu melhor disco até então. Fruto da saída da EMI e a entrada da Sony/BMG. Já Jennifer Lopez não conseguiu lançar um disco que no conjunto da obra fosse tão bom quanto On The 6. Se deixou levar pelo Hip/Hop e não conseguiu mais emplacar. O alívio veio com Como Ama Una Mujer, um disco que permaneceu 7 semanas em primeiro lugar na parada latina dos Estados Unidos.
Comparando as obras já lançadas, Lopez ganha em qualidade mesmo quando analisamos seus álbuns mais fracos. Comparando vozes é inegável que Thalia tem maior presença, inclusive sabe cantar ao vivo. É inegável, também, o sucesso de Thalia em espanhol. Cantando em seu idioma, essa mexicana conquistou povos que não costumavam cantar em castelhano.
Se Thalia conseguiu abrir mercados para sua música através de suas novelas, J. Lo fez o mesmo com seus filmes, mas se tratando de uma artista mexicana que apenas lançou um disco em inglês em sua carreira, é de se respeitar o sucesso que tem até os dias de hoje.
Portanto, ambas possuem lados positivos e negativos, mas no principal quesito: o domínio do palco e o modo como se apresenta ao vivo, Thalia supera sua "adversária" que embora tenha discos melhores, ainda não perdeu o medo de cantar ao vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário