segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

"We Are The World: 25 Years for Haiti": Um novo propósito para o clássico hino da solidariedade!


Por Donatella

Composta por Michael Jackson e Lionel Richie e produzida por Quincy Jones, We Are The World foi criada com o objetivo de arrecadar fundos para o combate a fome na África. Para isso, se juntaram cerca de 45 artistas que emprestaram suas vozes formando o grupo USA For Africa. O single foi lançado em 1985, contando com a participação de grandes nomes da época como Cindy Lauper, Stevie Wonder, Ray Charles, Bob Dylan, Diana Ross, Tina Turner e outros, além dos próprios Michael Jackson e Lionel Richie, arrecadando mais de 55 milhões de dólares.

A iniciativa inspirou diversas campanhas para diversas finalidades em muitos países, inclusive no Brasil, onde foi criado o movimento Nordeste que visava angariar fundos para a população carente daquela região, baseada na versão americana.

We Are The World
foi interpretada ao vivo pela primeira vez num show beneficente em 1999 em um dos concertos promovidos por Luciano Pavarotti em prol da caridade internacional intitulado Pavarotti and Friends que contou com a participação de nomes como Leonel Richie, Gloria Estefan, Laura Pausini, Ricky Martin, Mariah Carey e muitos outros.

Vinte e cinco anos depois, uma tragédia que praticamente destruiu um país inteiro e matou milhares de pessoas fez com que a música ganhasse um novo objetivo, com novas vozes e baseado em um novo estilo musical, o Hip Hop. Se na versão de 1985, o Rock teria sido a inspiração para a música como o estilo dominante naquela época, na visão de Quincy Jones (que também produz essa nova versão), o Hip Hop, hoje, possui a mesma importância que o Rock possuía quando a mesma foi gravada a mais de vinte anos atrás.

Nenhum participante foi chamado para cantar na nova versão. Ao todo foram 70 artistas que emprestaram suas vozes para reviver o hino. Nomes como Celine Dion, Barbra Streisand, Jennifer Hudson, Pink, Tony Bennet, Usher, The Jonas Brothers, Miley Cyrus, Carlos Santana, Tony Braxton, Gladys Knight, Wyclef Jean, que é nascido no Haiti, Josh Groban, além de rappers como L.L Cool J, Snoopy Dogg, Lil Wayne e Kanye West e atores como Vince Vaugh dentre outros aceitaram o convite. Todo o faturamento com as vendas da nova versão será revertido para os fundos de ajuda ao Haiti. Com certeza, se Michael Jackson estivesse vivo, ele faria parte desse time de artistas.

Alguns ainda alegaram sentir a falta dos principais artistas premiados no Grammy, como Beyoncé, Lady Gaga e Taylor Swift, mas segundo informações, problemas de agenda impossibilitaram que esses artistas estivessem no Jim Hanson Studios em Hollywood para a gravação.

E
speramos que o propósito do hino se cumpra e que a solidariedade nunca se perca, independente de quais vozes ou em qual estilo ele for clamado.

Confira os três vídeos da mesma canção:

http://www.youtube.com/watch?v=ne7fPpxAnuM&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=Wb1NHZ-euAc&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=Glny4jSciVI


Nenhum comentário:

Postar um comentário