sexta-feira, 23 de abril de 2010

Jon Secada lança disco inspirado no Brasil e mostra por que é o "rei do pop latino"!

Jon Secada tem origem cubana. Já na década de 80, teve a chance de estar nos grandes palcos com a também consagrada cubano-americana Gloria Estefan. Ele, ainda naquela época, foi backing vocal da rainha do Pop Latino.

Em 1992, com o apoio dos Estefan, lançou o seu primeiro disco homônimo. O álbum vendera mundialmente mais de 6 milhões de cópias e revelaria sucessos como Just Another Day, Angel e Dou You Believe In Us. Seu primeiro disco em espanhol - Otro Día Mas Sin Verte - foi lançado simultaneamente e alcançou a primeira posição nos charts latinos. O reconhecimento viria em 1993 quando levou seu primeiro Grammy por Melhor Álbum Pop Latino.

O segundo álbum intitulado de Heart, Soul And A Voice [1994] e sua versão em espanhol - Si Te Vas [1994] - não repetiram os sucessos dos primeiros, mas continuaram pondo o nome de Secada nas primeiras posições na Billboard americana e latina. Um ano depois, Jon Secada resolveu mostrar que não era apenas um atista do pop/latino, lançando o álbum tropical Amor. Com esse álbum, ele levaria seu segundo Grammy por Melhor Performance Latina.

Seus álbuns posteriores foram considerados verdadeiros fracassos comerciais. Era visível que Jon Secada precisava dar um Up em sua carreira. A partir daí, ele se revelou um dos maiores composiores latinos. Ricky Martin, J. Lo e Gloria Estefan foram os artistas que mais usufruíram de seu talento, mas a Sony estava insatisfeita com suas vendagens. Ele, então, vai para outra gravadora e a partir daí começa a lançar discos mais sofisticados como Same Dream [2005]. Em 2009 ele lançaria o respeitado disco de Jazz Expressions.

Jon Secada nunca perdeu o respeito dos críticos, todos reconhecem seu potencial vocal. O Brasil continua sendo o país latino-americano mais visitado pelo artista. Aqui, ele obteve grandes sucessos e está de volta com um álbum ao vivo gravado no Rio de Janeiro com a presença de Marina Elali na canção Lost Inside Your Heart/Longe Ou Perto.

O disco Stage In Rio conta com seus grandes sucessos e uma canção em especial chamada Coming Out Of The Dark (canção #1 na Billboard Hot 100 em 1994, na voz de Gloria Estefan) recebe um novo e maravilhoso arranjo combinado ao excelente timbre do artista. Há também uma canção em português de Dejame Quererte feita por Marina Elali.

Jon Secada também lançou recentemente dois álbuns de clássicos em inglês e espanhol. O certo é que esse artista cubano-americano não vende mais discos como antigamente, mas possui um disco melhor que o outro desde que saiu da Sony Music. O respeito aumentou inclusive ao ser eleito um dos jurados da versão latina do American Idol.
Confira duas ótimas canções do artista:









Nenhum comentário:

Postar um comentário