domingo, 21 de fevereiro de 2010

Sade volta aos holofotes após 10 anos!


Soldier Of Love marca a volta de uma das maiores artistas negras. Sade, que se lançou como cantora profissional em 1984 e desde então só lançou seis discos inéditos (para desespero dos fãs), chega as paradas mundiais como o primeiro grande lançamento de 2010.

Todos os fãs se perguntavam do por que de tanta demora e a cantora simplesmente respondeu que não viu o tempo passar. O disco é uma volta ao estilo R&B/Soul tradicional e de qualidade, coisa que raramente ouvimos nas rádios de todo o mundo. Soldier Of Love já é o #1 da Billboard logo em sua primeira semana de lançamento.

Sade, que nunca fez questão de ser conhecida mundialmente, já vendeu mais de 50 milhões de álbuns. Ela, inclusive, lançou seu primeiro disco na era dos videoclips da MTV onde as Divas que surgiram naquela década como Madonna, Gloria Estefan ou Cyndi Lauper queriam se expor ao extremo na televisão. Ela, pelo contrário, não fazia questão. Esse temperamento contra a indústria da mídia musical chamou a atenção de milhões de pessoas e possivelmente deve ter influenciado o trabalho de Joss Stone.

Já no processo final de gravação em estúdio, a artista confessou a televisão inglesa de que deu medo voltar aos holofotes, visto que ela já estava acostumada ao "esquecimento". Quando o artista volta as paradas depois de muito tempo, ele acaba se tornando direta ou indiretamente vísivel às críticas e pressões do meio.

Soldier Of Love é quase autobiográfico e conta com sons vindos do Jazz, Raggae e pop. Todas as canções do disco são baladas dramáticas que falam de vários tipos de amores. O álbum conta com singles muito parecidos quanto a utilização dos instrumentos e não tem somente uma canção de destaque. É um disco verdadeiro e com propósito, mas pense 3x antes de escutá-lo, pois se estiver com "dor de cotovelo" prepare-se para cair em lágrimas.

A voz de Sade se manteve única em todo esse tempo de reclusão, quando se voltou para a maternidade, mas ao que parece, essa fase não tem muito a ver com o disco. Destaque para várias canções como The Safest Place, In Another Time, Morning Bird, Skin, Long Hard Road e outras.

O curioso é que existem artistas que não precisam mostrar que tem uma grande voz a cada disco lançado. Sade, mesmo cantando suavemente, mostra que é uma potência vocal de alta qualidade.

Para os fãs brasileiros não há perspectivas de vinda da artista até por que ela não realiza grandes turnês: no máximo Estados Unidos (poucas cidades) e algumas regiões da Grã-Bretanha terão o prazer de assistir um show seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário