terça-feira, 2 de março de 2010

Os 6 maiores cantores hispânicos de todos os tempos!

Por Donatella



Julio Iglesias – O famoso cantor espanhol nascido em Madri é considerado o mais bem sucedido artista latino em todos os tempos, com uma carreira cheia de sucessos e um carisma inigualável. Marcado pela voz suave e o detalhismo em suas canções, Julio embalou várias gerações com suas músicas românticas, fez diversas parcerias com artistas brasileiros como Daniel, Roberto Carlos (de quem é fã), Simone e Zezé di Camargo. Além do espanhol, Julio possui em sua discografia músicas em italiano, inglês, francês e português, além de ter influenciado artistas que vieram posteriormente, como o filho Enrique Iglesias.

Rick Martin – O Porto Riquenho sempre foi sinônimo de sucesso. Sucesso esse que chegou ao ser integrante da extinta banda Menudos, da qual foi integrante até o ano de 1989, quando decidiu se mudar para Nova York para estudar, depois partiu para o México, onde trabalhou como ator e cantor de novelas e musicais. Mudou- se para os Estados Unidos e lançou seu primeiro álbum em 1991 chamado Rick Martin, mas não foi bem recebido pela crítica, fazendo com que o mesmo não obtivesse grande êxito. O sucesso bateu a sua porta quando se juntou a Emílio Estefan para o lançamento do terceiro disco - A Medio Vivir - do sucesso mundial Maria em 1995. Depois, foi convidado a gravar o tema da copa do mundo da França, La copa de La vida. Em 1999 lançou Ricky Martin que trouxe um de seus maiores êxitos - Livin' La Vida Loca - sucesso mundial que o levou ao patamar de primeiro artista solo latino-americano a alcançar o #1 na principal categoria de singles dos Estados Unidos, a Billboard Hot 100. Mais tarde gravou com Christina Aguilera e ambos conseguiram uma indicação ao Grammy de 2002. Ricky Martin também é um artista envolvido em projetos sociais em prol da paz mundial e foi honrado por isso no Grammy Latino. Recentemente se declarou bissexual.

Alejandro Sanz – Nascido na capital espanhola Madri em 1968, Alejandro teve em sua família a inspiração para seguir carreira no campo musical. Cantor e compositor, ganhou grande destaque com o lançamento do single Corazón Partio que permaneceu dois anos como a melhor música em seu estilo musical, o flamenco. Começou sua carreira participando de vários grupos musicais e a partir de 1991 começou a lançar trabalhos solos, já com o seu estilo romântico voltado para o público feminino bem definido. Mais tarde, com o lançamento de Más, seu quarto álbum, foi concedido o reconhecimento do mercado fonográfico hispânico e até mesmo dos Estados Unidos. É bastante notável em seus trabalhos a grande influência do Flamenco e estilos mediterrâneos. Conforme sua popularidade foi crescendo, realizou duetos com diversos artistas internacionais como a banda "The Corrs", Shakira, Ivete Sangalo e mais recentemente a cantora americana Alicia Keys, para o seu mais recente álbum Paraiso Express. É o artista mais premiado e mais bem sucedido da história discográfica espanhola.

Luis Miguel – Porto riquenho de descendência espanhola e italiana, Luís Miguel gravou seu primeiro trabalho musical aos 12 anos e desde então sempre obteve grandes êxitos com seus álbuns. Premiado com 5 Grammys Awards e 5 Latin Grammys, Luís ganhou grande destaque no cenário musical espanhol com músicas como Me Gustas Tal Como Eres, Sin Hablar e Come Fly With Me (um belo dueto com Frank Sinatra). Participou como ator de alguns filmes ao longo de sua carreira, assim como de trilhas sonoras como a de “O Corcunda de Notre Dame”. Teve uma vida amorosa bem movimentada, um de seus romances mais famosos foi com Mariah Carey que, segundo fontes, após o fim do romance teria sofrido um colapso nervoso e foi até hospitalizada. Porém, nada foi provado. Atualmente vive com a mãe de seus dois últimos filhos, Aracely e Arámbula, possuindo mais uma filha de seu primeiro casamento. É considerado o Frank Sinatra latino. Na década de 90 foi o artista mais assistido de todos os tempos.

Juan Luis Guerra - conhecido como o "rei do Merengue". Nascido na República Dominicana, Guerra é um dos mais respeitados artistas do gênero Tropical. Várias canções se tornaram conhecidas mundialmente como Bachata Rosa, Borbujas de Amor, Ojalá Que Llueva Café e La Llave De Mi Corazón. Guerra é um fã declarado do Brasil. Aqui, ele fez sucesso com Romance Rosa, um disco todo em português em 1991. Desde então, nunca deixou de lançar singles no nosso idioma. Em 2007, ele foi honrado com o prêmio "Pessoa do Ano" pelo Grammy Latino e sairia daquela noite como o maior vencedor da premiação por seu disco La Llave De Mi Corazón.

Enrique Iglesias – influenciado pelo pai, resolveu seguir os mesmos passos, porém com o tempo se distanciou daquele romantismo excessivo característico da obra discográfica de Julio Iglesias. Em 1995 lançou seu primeiro álbum chamado Enrique Iglesias que teve como singles as músicas Si Tu Te Vás e Experiéncia Religiosa, vendendo num total de 3 milhões de cópias na primeira semana de seu lançamento. Depois com Vivir, Enrique ganha destaque nas paradas inglesas com a canção Enamorados Por Primeira Vez alcançando o topo das paradas latinas. Posteriormente veio álbuns como Enrique contendo um belíssimo dueto com Whitney Houston em Could I Have This Kiss Forever e Escape que é considerado o seu maior êxito comercial até hoje. Já colaborou com composições para diversos artistas, bem como duetos com Lionel Richie, Lil Wayne e a ex-dupla Sandy & Junior na canção You’re My Number One. Além de cantor, já atuou em filmes e comerciais de TV, sendo o comercial da Pepsi o mais famoso, fazendo parte de um império romano no qual é hostilizado por gladiadoras interpretadas por Beyoncé, Pink e Britney Spears.

Nenhum comentário:

Postar um comentário